sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Pesquisa. Guru dos medrosos
O marqueteiro da campanha da Marta em São Paulo, João Santana, admitiu erro de avaliação do comercial que questiona a vida pessoal de Gilberto Kassab.
Disse que em todas as amostragens que fez das pesquisas realizadas, nenhuma apontou referência a algum tipo de diiscriminação.
Eu trabalho com propaganda há muito tempo, vivo disso, pergunto: - Como um estrategista de campanha pode ter errado tanto?
Provavelmente ele testou essa peça antes, mas nem só de pesquisas nós publicitários vivemos, existe o fator bom senso, feelling e experiência. Nem tudo que testam em pesquisa é verdade, quem trabalha com pesquisa em publicidade sabe disso.
A pesquisa qualitativa dá caminhos, dá insights, quem se baseia totalmente em uma pesquisa dança, mas é mais fácil admitir a culpa do resultado ruim da campanha baseada profundamente em uma pesquisa nela própria (a pesquisa)
- Ó, a pesquisa apontava isso! e tira o dele da reta. O dele, o do cliente que aprovou. Só não tira da reta o dinheiro investido na campanha e que gerou o resultado negativo.
Mas tudo bem, tem pesquisa nova para a gente ver e avaliar para o outro produto...
Ah, eu acredito em pesquisa e utilizo bastante essa ferramenta em campanhas da Estaçào Brasil, agência da qual sou um dos sócios, mas como uma FERRAMENTA DE APOIO.
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