sexta-feira, 21 de novembro de 2008

No Brasil temos o subprime PACHECO


Até domingo estou "de férias" em São José do Rio Preto" mas o nosso Blog continua bombando.
Chegou. E Chegou muito forte, até os mais otimistas estão revendo o cenário que chega ao nosso país.
Lá fora a crise está no pico, que deve durar (o pico) até o fim do primeiro semestre de 2009.
Grande culpado disso, como já sabemos, foi a ganância de bancos, fundos internacionais em especular dando crédito para quem não podia pagar, os subprimes.
Nós temos a versão tupiniqim disso, o "subprime pacheco" de onde vem a palavra pacheco, vc sabe?
Pacheco é a palavra formada com as iniciais de carros antigos PAssat CHEvete e COrcel.
Essa relação tem a ver com o crédito dado ás classes com menor poder aquisitivo que entraram no mercado de consumo (carros, por exemplo), financiando os modelos populares em até 80 meses.
Claro que a onda de insegurañça gerada pela anunciada retração da economia, faz com que as empresas repensem os investimentos e isso aliada à falta de crédito para o dia-a-dia faz com que cemecem a demitir ou dar férias coletivas, que na verdade é uma pré-demissão.
O que vem acontecendo? Inadimplência dos financiamentos PACHECO, só no mês de novembro, a inadimplência de financiamentos de carros, principalmente os populares chegou a 12%, deve bater os 20% em dezembro segundo as financeiras e bancos.
Temos a nossa crise, a crise do subprime Pacheco, que Lula tanto anunciou como uma crise dos outros e que pela nossa situação seria uma marola, essa marola jã fez o Banco Central rever o crescimnto do PIB para menos de 3% em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes Globais