domingo, 2 de novembro de 2008

Romero Jucá, processo arquivado...


O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), está livre da acusação de participar de fraude para obter empréstimo no Basa (Banco da Amazônia), no caso que ficou conhecido como escândalo da Frangonorte.

Na terça, o ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal, mandou arquivar o processo que havia sido aberto a pedido do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza. Jucá era acusado de crime contra o sistema financeiro, o que poderia resultar numa pena de até seis anos de prisão.

O caso foi revelado pelo Jornal Folha de S.Paulo em março de 2005. O Basa emprestou dinheiro para a Frangonorte, empresa que tinha Jucá como um dos seus sócios, para a instalação de um abatedouro de aves em Boa Vista (RR). O projeto, porém, não vingou e o empréstimo deixou de ser pago. Segundo o Basa, a dívida acumulou-se em R$ 25 milhões.

Quando o caso foi revelado, Jucá era ministro da Previdência. O congressista, no entanto, não perdeu prestígio com o presidente Lula, que o nomeou como líder do governo no Senado.

Ao lado de José Sarney, Renan Calheiros e Roseana Sarney, Jucá é um dos principais articuladores da bancada do PMDB. Até então, não surgia como opção para presidente do Senado por conta do processo --o que pode mudar, dizem peemedebistas.

Continuamos a ver, ouvir e nos frustrar com essa politicagem.

2 comentários:

  1. Prezado Walter,

    É lamentável a decisão do Supremo, inocentar este Sr., chega a ser um escárnio aos trabalhadores brasileiros.
    No mínimo, este senhor está 26 milhões mais rico do que já era.
    Onde anda a Receita Federal que não faz uma auditoria, para saber o destino que foi dado a esta fortuna.
    Esta impunidade, é prática comum no governo Lula. Morais(morais@jornalvirtualnorte.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Prezado Morais,
    É triste não podermos fazer nada, apenas lamentar. Como pode a justiça (veja bem o nome, justiça), arquivar um processo com clara e forte prova contra este senhor.
    Sem demagogia, eu lí hoje que uma pessoa foi presa em São Paulo por roubar 1 Kg de carne para dar à família.

    abraços e obrigado pelo comentário oportuno.

    ResponderExcluir

Visitantes Globais