domingo, 1 de fevereiro de 2009

Spread dos Bancos brasileiros é 11 vezes maior que nos países ricos.


Lí uma matéria na FSP hoje pela manhã que o "Spread" dos bancos brasileiros (que é a diferença entre os juros que os bancos pagam para captar recursos e recebem quando emprestam) é o MAIOR do planeta.
O Brasil, em pontos percentuais, apresenta para seus bancos um ganho de 34,88%, o maior como eu disse. Maior do que países como Madagáscar (32,49%), Quirgistão (17,69%) e Maláui (14,62%)
Um país que se pretende fazer parte do G7, se tornar de fato líder regional e ter maior representaividade global não pode tirar o capital do desenvolvimento e crescimento das empresas e se tornar um lucro tão abominável assim para os Bancos.
Lucro é direito de qualquer entidade que é criada para produzir, oferecer serviços ou vender mercadorias, mas quando o crédito fica difícil e elas começam a quebrar e vemos a cada trimestre os bancos com lucros, eu disse lucros de R$ 3, 4, 6 bilhões não dá para entender.
Tente buscar um financiamento para a compra de uma máquina de fazer sorvete (de aproximadamente R$ 12 mil, não dá, os bancos pedem 125%, 150% de garantias para você trabalhar, poder ter um negócio.
É chato você saber que pode criar, desenvolver e quando busca o papel do um agente financeiro para alavancar crescimento produtivo e social, não, isso não existe.
Os bancos dizem que isso é culpa dos governos, dos impostos e na dificuldade de reaver os ativos. Dou uma solução:
Emprestem o capital (que é a função de vocês bancos, em cima de projetos apresentados, avaliem e emprestem sob a ótica de crescimento, a maioria dos bancos têm as suas áreas e departamentos de apoio à cultura, esporte e criem um departamento de apoio ao empreendedor, o que não falta em banco é analista e consultor. Diminuam apenas 3 pontos percentuais do "spread" que dá.
O seu papel (Bancos) terá mais fundamento social, e mesmo assim vcs ganharão seu dinheiro, seu spread etc..
Ficar na luta constante de se tornar um país de primeiro mundo, pedindo de joelhos à ONU para se tornar parte do Conselho de Segurança não dá se nós não agirmos como tal.
Para se ter uma idéia da monstruosa diferença entre nós e os ricos, no Japão o "Spread" é de 1,42%, na Alemanhã 2,09% e nos EUA 3,13.
Estamos distantes socialmente e economicamente de nos tornarmos uma nação rica, mas o maior obstáculo para isso é o fator moral, governos altamente negligentes e banqueiros espertalhões não buscam o que de fato têm em seus "contratos sociais", o primeiro dar condições aos seus cidadãos de dignidade moral, social e econômica o segundo só econômica e nem isso faz.

4 comentários:

  1. Ola. Estou passando para convidar para conferir a postagem desta semana: Inovar: O grande X da questão. E Estamos participando do 1º Concurso BR-Infor-Blog, e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
    Sua visita será um grande prazer para nós.
    Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
    Atenciosamente,
    Sebastião Santos.

    ResponderExcluir
  2. É isto ai , enquanto o capital nao for diluido de forma mais facil vai ser impossivel de entrarmos no meio dos Grandes países.

    "Brasil o país mais rico com o povo mais pobre"

    ResponderExcluir
  3. Fico envergonhado em saber que para realizar o "sonho americano" aqui no Brasil, isto é, vc conseguir crescer e buscar o seu sonho é apenas fantasia.
    Aqui quem tem muito dinheiro é porquê tem esquema, com raríssimas exceções.
    Kiko Lamandi

    ResponderExcluir
  4. Gostei do que falou KIKO , é duro mas é isto ai. Somos uma sociedede marcada, quase que de castras como na India.
    Sou do PSOL, tenho mente aberta e como se diz no livro "o homem mais rico da Babilônia" País rico se faz com povo rico. Aqui so uma elite te as ferramentas e parecem que querem perpetuar isto. Andamos a passos curtos demais, a população é imobilista. Isto me preocupa.
    Walter Espero aprender muito aqui com vc
    abraçao

    ResponderExcluir

Visitantes Globais