domingo, 22 de março de 2009

Os Colapsos das nossas vidas

Hoje, lí, pela primeira vez em minha vida a palavra colapso em 3 assuntos diferentes em um mesmo jornal.

1 - Colapso das estradas ameaça o agronegócio
2 - O sistema de abastecimento da grande São Paulo entrará em colapso
3 - A manta polar entrará em colapso

É triste sabermos que a palavra está intimamente ligada à nossa incompetência em gerir.

No que se refere às estradas e suas condiçições de total abandono vemos como esse governo não faz gestão, não sabem mesmo. É um governo que se baseia no populismo de seu presidente e que leva uma horda de crentes a não enxergarem como o nosso país está ruindo. Os nossos portos e aeroportos estão obsoletos, não funcionam mais, simplesmente por não termos uma política de infra-estrutura, mas temos o PAC, então fiquemos tranquilos.
Perguntei para um caminhoneiro que faz frete para um cliente meu como estão as estradas. Ele me disse que não há mais estradas, existem caminhos com asfalto destruído que ele tem que vencer todos os meses nos seus carretos. Me disse que a manutenção do seu caminhão custa hoje 3 vezes mais do que a 20 anos atrás.
Estradas, portos, aeroportos, ferrovias, hidrovias, sistema de geração de energia, saúde, educação, tudo nunca esteve tão ruim, tão desestruturado, tão sem política de gestão. Mas o nosso presidente fala, ele grita, ele sua, ele se emociona ao dizer que fará 1 milhão de casas para os "pobres", sua horda aplaude, se entreolham cúmplices na aprovaçào de seu líder, se renovam de energia e esperança para depois do último aplauso e gritos de Dilma presidente pegarem os seus ônibus lotados, trens enferrujados, sem assentos, com "surfistas tresloucados", mas vào para suas casas pensando, vou ter sim a minha casa, vai ser minha e vou pagar só R$ 15,00 por mês.
O colapso real que enfrentamos é o da verdade, do fundamental ao nosso país, é um colapso de liderança verdadeira, de verdades e de gestão.
O maior colapso, e este não há como corrigir, é o de moral.
Lula não tem moral, ele tem a palavra e tão forte e carregada de emoçào e carisma que esquecemos onde estamos. Estamos em uma crise absurdamente séria, onde perdemos 800 mil postos de trabalhos em 3 meses e o Ministro Lupi, do trabalho diz que 10 mil posições foram ocupadas este mês. Isso é colapso de moral, de caráter, enganar os 86% de novo é triste demais.
O presidente e seu Ministro da fazenda berram e insistem em crescimento do PIB, antes afirmavam ser 4%, agora 2,5% e sabemos por ÍNDICES da economia que vamos ficar entre 0% e 0,5%, mas eles gritam e afirmam que ficaremos em 2,5%.
Colapso de opções de líderes também está batendo à nossa porta.
Dilma, Heloísa Helena, Serra, Ciro Gomes. Sejamos sinceros: Dá para acreditar que teremos coisa muito melhor do que o apedeuta de hoje?
O colapso das instituições como o Senado, a Camâra e o poder Judiciário, tão viciados em se protegerem e se organizarem para sí próprios que esqueceram suas principais funções: Ser uma instituiçào de representação do cidadão.
Ruim? É sim, esse texto hoje foi dose, mas ainda temos uma pontinha de esperança e alento:
Nós podemos mudar isso, nós podemos mudar.

2 comentários:

  1. "Nossa lingua portuguesa!"
    [gostariamos de participar de sua lista de blogs. www.questiofacto.blogspot.com]
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    A palavra "colapso" realmente é muito forte. Se chegamos ao ponto de triplica-la me um único dia ou estamos apocalípticos ou estamos mal das pernas. Creio q seja as duas coisas. E está ifícil encontrar uma saída nesse cenário

    Daniel Barreto
    papodepolitica@ymail.com
    http://papodepolitica.blogspot.com

    se lhe interessar tenho este blog de política e relações internacionais.

    Abs!

    ResponderExcluir

Visitantes Globais