quarta-feira, 10 de junho de 2009

Eu não entendo nada de números mesmo...


Opinião
Eu achava, até agora, que entendia alguma coisa de economia e seus números, que nada, hoje pela manhã eu lí os números da economia, que neste trimestre o PIB brasileiro teve uma retração de 0,8% comparado ao trimestre anterior'.
Muita gente esperava mais, inclusive eu, algo entre 1,5% e 2,5% na retração e comecei a vasculhar os números dos setores da economia.
A indústria teve um recuo de 9,3% e o agronegócio 1,6%, o investimento recuou incríveis 12,6% que é a maior redução desde o início da medição com esta metodologia em 1996, as exportações recuaram 16% esses números são absurdamente altos para uma economia comparada ao trimestre anterior que foi terrível.
Mas aí vejo os seguintes números positivos, as famílias consumiram 0,7% a mais do que o trimestre anterior, o governo consumiu 0,6% a mais também.
Como com números tão contrastantes negativos e positivos a nossa economia cai apenas 0,8%, juro que não entendo.
Imaginem se as famílias tivessem consumido 1,5% a mais e o governo gasto 1,5% a mais, teríamos pelos meus cálculos teríamos um crescimento de 4% a 6%!!!!
O mundo caindo em PIBS's contínuos e ficamos quase 0%!!
Que bom! que felicidade ampla, felicidade de 4% positiva, e olha que o nosso presidente não gostou disso não, vai colocar toda a equipe para trabalhar nisso e quer explicações para isso!! Não podemos esquecer que no ano passado falava-se em crescimento de 4% a 4,5% este ano não é Lula?
Voltando ao assunto, alguém me explique a composição de pesos destes números para eu achar que eu é que não entendo nada mesmo de números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes Globais