quarta-feira, 24 de março de 2010

ETércio o meu amigo vem nos visitar.


Estava eu aqui há pouco sentado e me preparando para escrever sobre o cotidiano da nossa política, das empresas globais, das relações humanas, quando de repente ouço um
Oi!
É o meu distante e antenado amigo ETércio, que há muito tempo não nos visitava.
Muita gente que lê este Blog me perguntou nestas semanas, via e-mail e nos próprios comentários, cadê aquele ET engraçado e curioso...Eu também não sabia a resposta, pois o ETércio aparece quando quer.
E hoje ele me dá essa enorme alegria extraterrestre. Apareceu do nada, na minha porta, nada dessas coisas de luz branca radiante, a Tv desligar, a cafeteira apitar...isso é coisa de filme, na verdade ETércio é um cidadão de um país e planeta muito distantes mas um cidadão comum, sua profissão:
Analista do universo.
Meio estranho isso, mas é o que ele me diz. Não sei bem o que um analista do Universo faz (deve ter um monte de coisas para analisar), mas quando me visita pede para eu atualizá-lo das coisas.
Falamos de muita coisa, mas eu percebo que o que mais interessa ao ETércio é a política global e a do Brasil então, seus olhos (ou sei lá o que é aquilo) brilham.
Voltando ao fato que ocorreu agora a pouco:
Oi! disse ele.
- Olá meu amigo distante do tempo e anos-luz, que bom ver você!, eu disse
- Deu saudades de vc, as nossas conversas e aquele café que você faz, ETércio responde.
- Fica à vontade, pode pegar um copo (é, ele ama café, pegou um copão e encheu até a boca),
Conversa vai, conversa vem, cafés e cafés e aí caímos na nossa política.

ETércio pergunta direto:
- Quem ganha para presidente no seu país?
- Não sei ETércio, mas já polarizou entre a Dilma e o Serra.
- Ahh aquela Ministra e aquele governador de S.Paulo?
- Sim, eu disse.
- E como está a disputa dos dois,
- Quase empatados
- É mesmo? O seu presidente não está fazendo campanha para ela está?
- Está sim meu amigo
- Mas isso não é proibido pelas suas leis? ETércio com aqueles olhos enormes me fitando direto.
- É. É proibido e ele até foi multado.
- Muito dinheiro?
- R$ 5 mil.
- Quanto dá isso em Saroks (a moeda deles),
- Uns SA$ 1.500
- Mas esse valor é ridículo se comparado com o efeito a favor da Dilma,
- É, eu sei.
- O Serra fechou com aquele jovem de Minas Gerais para formar uma dupla que todo mundo espera?
- Não.
- Ué?
- É, não deu. O jovem não quer.
- Mas...eles não estavam fechando isso? Na última vez que estive aqui até obras estavam inaugurando um junto com o outro em seus Estados.
- É, eu sei.
- E aquele Ciro Gomes?
- esquece ele, só agitação.
- Walter, quem você acha que ganha? De novo, com aqueles olhos...
- Não sei, a partir de agora a coisa vai pegar fogo, a Dilma já lançou oficialmente a candidatura em um evento enorme, grande mesmo, com uma repercursão incrível na mídia e nas pesquisas, eu disse.
- E o Serra? Já fez uma emorme festa para o lançamento de sua candidatura?
- Não, ele fez a declaração a um reporter chamado Datena em uma entrevista á tarde em uma visita que fazia a uma escolinha infantil.
- O quê????
- É, eu sei.
- Walter...quem ganha essa eleição?
- Sabe ETércio, política e futebol tem muita coisa em comum, você o seu time e sabe que ele está uma droga, mas vai jogar um clássico e o outro time está bem mais forte, mesmo assim vamos ao estádio, torcemos e se o nosso time toma uma goleada nos culpamos por ter acreditado em um time de merda...
- O Serra está marcando demais, está sem a estrutura partidária pronta, está paradão demais, quase um deleite em um momento tão crítico. Vai jogar um clássico, contra um time forte, com muito dinheiro de caixa 2, de Bancoop..
- Bancoop o que é isso? Ele me interrompeu.
- Depois te conto, respondi na lata.
- Bancoop...e com uma militância aguerrida, além de tudo tem o presidente que está em franca campanha. Aí o Serra tomará pau e aí tentarão ver os erros e os culpados.
Eu penso ETércio que não é difícil o embate de Serra e Dilma, a Dilma não existe, ela é um factóide criado por Lula por não ter opções. Mas o silêncio de Serra também pode ser uma bela arapuca para Dilma, podem estar preparando todo o foco da campanha no despreparo claro dela. por isso meu querido amigo, eu não sei o que dará.
- Tenho que ir...
- Já? eu disse.´
- É, bastante coisa para analisar.
- Tá bom.
- Depois você me fala desse negócio de Bancoop?
- falo sim.
- Só para saber: É alguma cooperativa para ajudar os seus cooperados?
- É, é uma cooperativa habitacional, os cooperados pagavam uma quantia por mês e podiam ter suas moradias, mas muita coisa não foi entregue, teve desvio de milhões de reais para o caixa 2 do PT e muita gente, os cooperados, ficaram sem o seu dinheiro e a sua casa. Além disso, o presidente dessa Bancoop é o tesoureiro da Dilma...
- O quêêêêêê???? Ele grita..
- É, eu sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes Globais