sábado, 17 de abril de 2010

Pesquisa Datafolha. Essa é confiável.

Serra volta a abrir vantagem sobre Dilma


Diferença entre os dois candidatos aumenta de quatro para nove pontos em um mês

José Serra, candidato do PSDB à presidência, voltou a abrir vantagem sobre Dilma Rousseff (PT) em pesquisa de intenção de voto feita pelo Datafolha. A vantagem do tucano sobre a petista, que era de quatro pontos percentuais na sondagem do mês passado, agora é de nove pontos. Enquanto Serra ganhou quatro pontos e chegou a 36% das intenções de voto, Dilma oscilou negativamente um ponto, e agora tem 27%.

O resultado mostra uma reversão no crescimento de Dilma e a recuperação de Serra. Em dezembro, a petista tinha 23% das intenções de voto, contra 37% de Serra.

O atual governador de São Paulo ganhou espaço na mídia durante as últimas semanas ao manifestar sua intenção de concorrer ao Planalto. Ele deve se desincompatibilizar do cargo até o dia 01 de abril, deixando o governo paulista para seu vice Alberto Goldman.

Os desempenhos dos outros candidatos mantiveram-se praticamente inalterados. Ciro Gomes (PSB), que tinha 12% em fevereiro, agora tem 11%, e Marina Silva (PV) manteve 8%. Pretendem anular ou voto ou votar em branco 7% dos entrevistados (eram 9% em fevereiro). Já os indecisos são 11%.

A pesquisa Datafolha entrevistou 4158 brasileiros de 16 anos ou mais nos dias 25 e 26 de março de 2010, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Um outro cenário, sem o nome de Ciro Gomes, também foi testado. Neste, a diferença entre os dois principais candidatos é de dez pontos. Serra tem mais dois pontos em relação à pesquisa anterior, com 40% da preferência dos eleitores. Dilma está com um ponto a menos, e hoje tem 30%. Marina Silva manteve os mesmos 10% do levantamento anterior.

Pela primeira vez nessa corrida eleitoral, o Datafolha incluiu sondagens com candidatos “nanicos”, que não modificam o panorama observado nas situações sem eles.

No cenário que inclui os nanicos e Ciro Gomes, Serra tem 36%, contra 26% de Dilma, 10% de Ciro e 8% de Marina. Nenhum outro candidato teria 1% dos votos se a eleição fosse hoje. Já no cenário com nanicos e sem Ciro, Serra atinge 39%, Dilma tem 29% e Marina chega a 9% das intenções de votos. Nesta sondagem, Mário de Oliveira (PT do B) tem 1%.
Fonte: Datafolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes Globais