quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Euro vai acabar, não deu certo.


Tenho ouvido com mais frequência e por mais pessoas que respeito que o Euro não durará mais 15 ou 20 anos.
Depois de avaliar bem os textos que lí e as colunas de alguns articulistas estou tendendo a concordar.
Os fatos:
Não há como, por força dos homens, fazer com que as tão diferentes economias dos países que fazem parte da zona do euro se equilibrem.
Déficits absurdos, dívidas impagáveis de alguns países que só ficamos sabendo porquê não deu mesmo para segurar tanta sujeira cara debaixo dos tapetes e agora se não fizerem alguma coisa o países quebram mesmo.
A Grécia, um país que foi bancado por Alemanha e França para entrar no grupo do Euro não aguentou, gastou muito e sem responsabilidade, veio desesperada pedir dinheiro, se não pagar é ruim, quebra e pior ainda, quebrará um monte de banco que comprou seus debêntures e aí vira desgraça na já tão combalida economia do Euro.
Agora Espanha, Portugal acendem a luz vermelha e a Itália a luz amarela, estranho pois são países que até o mês de fevereiro não diziam nada sobre suas situações de quebra eminente.
Como pode um país estar com uma dívida de 120% do seu PIB?, é, lá tem país que está.
Culturas diferentes, economias diferentes, parques industriais instalados diferentes, bases de economia diferentes, poder de compra das classes diferentes, objetivos e estilos de vidas diferentes...é muita coisa diferente sendo amarrada apenas por uma moeda e um Banco Central único.
Não dá, vai dar meleca mesmo, o Euro (a moeda) não vai aguentar. Por enquanto estão torrando bilhões de Euros para ajudar a Grécia que entrou em um processo absurdo de penalização de sua população em razão da sua irresponsabilidade fiscal e monetária dos últimos anos.
Para vocês terem idéia do tamanho do problema, a dívida da Grécia é de 300 bilhões de Euros e parte dela, 12, 5 bilhões vence agora dia 19 de maio. A comunidade do Euro e o FMI emprestarão, em 3 anos, 110 bilhões de Euros para a Grécia pagar seus empréstimos aos bancos principalmente.

P.S. Ainda não sabemos o tamanho do buraco de Espanha, Portugal e Itália (e sabe lá mais quem)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes Globais