sábado, 28 de agosto de 2010

Eleições. Quando os grotões reaparecem nos mapas

É sempre assim. Época de eleição baixa uma horda de candidatos a procura de uma mão para ser apertada em troca de um santinho, em troca de uma promessa de melhores dias para um pobre coitado, isso dura 2 segundos, pois os olhos dos candidatos já estão no próximo cidadão enquanto ainda ouvem as lamúrias do pobre coitado que recebe o santinho.
Tenho acompanhado de muito perto os movimentos de vários candidatos, deputados estaduais, federais, senadores etc..
Bairros com nomes tipo Vila esperança, Santa Teresa, Arroios, Bairro Verde e assim vai. Todos os finais de semana lá vão as caravanas coloridas, com suas músicas de esperança e fé em dias melhores, apoiadores (pagos) sorrindo e invadindo as ruas destes vilarejos e bairros. São chamados de arrastões, palavra infeliz para o ato, pois deveríamos chamar de movimento democrático, apoio ideológico e assim vai, mas não, são arrastões políticos pagos com verbas absurdas para manter os grupos em apoio aos candidatos.
Além de carros com som, folhetos com estampas sorridentes, com palavras que quase unicamente falam de compromisso, educação, salário, cidadania e saúde. Triste demais em saber que será provavelmente a única vez que o candidato passará naquelas ruas nos próximos 4 anos, que o seu sorriso será só lembrado quando as pessoas o viam em cima dos carros, e que o aperto de mão foi apenas um sinal, quase mecânico a procura de um voto.
Os grotões do Brasil enfim aparecem nos mapas, mas como obrigação de itinerário, para esses candidatos as caras e as feições da população são sempre as mesmas, pois esses patifes na maioria entendem o cidadão como uma massa de votos, quanto mais melhor.
Pensam assim: Entendam a minha proposta e votem em mim, quando, na verdade deveria ser:
Eu entendo suas necessidades e trabalharei, de fato, por vcs.
Mas isso parece chororo ideológico meu. E é.
Mais uma eleição se aproxima, as regras e a configuração geral da campanha se repetem desde sempre, não evoluímos.
A ordem dos comitês dos candidatos é:
Saia às ruas, naqueles lugares de merda mesmo, sorriam, olhem nos olhos e mostrem sinceridade. Pois esse bairro pode nos trazer x votos, vamos lá, que pela tarde teremos que ir no mercado municipal comer um sanduiche de mortadela e tomar um cafézinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes Globais