sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

José Dirceu. O homem que poderia ter sido e não foi.

José Dirceu é um personagem daqueles que tinha tudo para ser único, para ser memorável para o seu país, jogou tudo no lixo, no fim o legado que deixará será muito, mas muito triste.
Foi líder estudantil, lutou contra a ditadura ferozmente, foi preso, deportado, viveu no México, em Cuba sabe lá mais onde. Voltou na clandestinidade para o Brasil, fez cirurgia plástica, até aí uma vida baseada em ideologia de luta intensa contra o imposto, contra a força da ditadura que nos assolou.
Aí a história mudou.
Vieram as diretas, o movimento pela democracia a qual este país nunca tinha vivido, junto com esse espírito de democracia e cidadania surge o PT, fundado por intelectuais, trabalhadores, estudantes etc..e ressurge José Dirceu.
Virou oposição ferrenha contra os governos que se sucederam, aí o PT ganhou as eleições.
Aí tudo mudou.
O Carisma de Lula e a força de Dirceu por trás seria a fórmula ideal para o projeto do partido.
Dirceu, em 2005 saiu do governo (Ministro-chefe da Casa Civil), acusado de corrupção e ficou nos bastidores fazendo a coordenação política do governo.
Aí veio o mensalão, foi acusado e preso, agora surge seu nome no esquema da Petrobrás, o maior escândalo de corrupção da era moderna.
Triste história, triste legado e triste nome e sobrenome que ficarão na história do Brasil. Os escândalos continuarão, corrupção sempre haverá, infelizmente, nomes surgirão nesses escândalos, mas o de Dirceu ficará sempre marcado como o homem que poderia ter sido e não foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes Globais