quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Os Anões da diplomacia mundial.

Triste. Triste e verdadeiro.
Depois que o Brasil foi chamado de "Anão Diplomático" pelo porta-voz do Ministério das Relações exteriores de Israel, houve um levante de reclamações, protestos e urros de ódio ao que disse o diplomata.
Hoje, vejo em todos os jornais que as embaixadas brasileiras estão sem receber verba desde dezembro de 2014. Isso tem causado cortes de energia, água, telefone e até serviços postais foram cancelados por 


fornecedores que não querem continuar atendendo as embaixadas brasileiras.
A embaixada do Brasil no Benin, (Oeste da África), teve cortada a energia elétrica e o gerador desligado. O próprio embaixador brasileiro pagou do bolso as contas atrasadas para que não se instalasse o caos.

Nesta quarta (21), telegrama enviado por Marco Farani, cônsul-geral do Brasil em Tóquio, informa: "Todas as contas de Serviços e Manutenção deste Posto do mês de dezembro/2014 encontram-se pendentes de pagamento, o que tem gerado insistentes cobranças dos credores e, em casos mais extremos, há o risco de suspensão de serviços essenciais à Chancelaria como internet, telefonia celular e fixa, eletricidade, serviço de franquia de correspondências e fotocópias, caso não seja possível quitar os débitos até o final de janeiro."
A embaixada em Tóquio informa que acaba de receber notificação para corte de energia, porque a conta, de US$ 3.924, não é paga desde dezembro.
Na residência do embaixador em Lisboa, Mario Vilalva, o fornecimento de energia só não foi suspenso "porque a Embaixada entrou em contato direto com o gabinete do presidente da EDP [empresa de eletricidade local], conseguindo postergação do pagamento da fatura impreterivelmente até o dia 28 de janeiro", conforme informa telegrama de 14 de janeiro. A dívida é de € 1734.
Na Guiana, o embaixador Lineu de Paula afirmava que a empresa de internet já havia prorrogado do valor devido até 18 de janeiro, mas que agora iria cortar o serviço por atraso. "Tendo em vista a possibilidade de que até o próximo fim de semana esta Embaixada fique sem comunicações com a SERE e eventualmente sem eletricidade e outros serviços básicos nas próximas duas semanas, muito agradeceria receber autorização
para efetuar o pagamento das contas vencidas e a vencer com meus recursos para posterior reembolso."
No consulado brasileiro em Hartford, Connecticut, o cônsul-geral Cézar Amaral avisa em telegrama que "os serviços de internet, telefone, TV a cabo e alarme da residência já foram interrompidos há cerca de quarenta dias, em sacrifício de minha família, que passou o Natal sem serviços e agora aguarda o fim do aquecimento". No telegrama do dia 14 de janeiro, ele também reclamava que "o toner [da impressora] está no final e o papel para impressão está acabando. Por outro lado, os materiais de limpeza da copa da Chancelaria já se esgotaram.".

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