terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O mundo cresce em 5 anos e desaba em 3 meses

Estamos vendo uma realidade corporativa no mundo assustadora.
Montadoras de automóveis por um fio, Siderurgicas demitindo milhares de funcionários todos os dias, grandes jornais pedindo concordata, Bancos sumindo, fundos de investimento quebrando, fábricas fechando e assim vai.
Aí eu pergunto:
A crise, de demanda de matérias-primas, de bens de consumo começou a ser sentida no final de setembro.
Tivemos, pelo mundo, cinco anos de crescimento espetacular (não o factóide criado por Lula, o mundial mesmo), países crescendo 10%, 11% no trimestre, bancos com recordes de lucro, fusões inimagináveis em detrimento da "simbiose" de negócios globais, bolsas com 10, 12, 15 dias de alta seguidas, recorde em pontos, tudo isso nos últimos cinco anos.
Bastou 3 meses para todo o Shangri-Lá econômico ruir.
As empresas dizem que não tem caixa para operar mais um mês sequer, correm aos governos dizendo-se incapaz de segurar o rojão, caso contrário o rojão estourará na mão do trabalhador.
E os lucros, os dividendos aos acionistas, os caixas com liquidez incrivel?
Não sei mesmo o que aconteceu, mas vale a discussão.
Ou o mundo não estava tão bem, talvez muito endividado mesmo e quando a crise arrombou a porta, não puderam mais seguir emprestando, mas e os balanços das empresas.
Fora as montadoras Americanas que já vinham tendo bilhões de prejuízo todo o trimestre, principalmente causado por incompetência mesmo de seus executivos e os grandes esquemas com os sindicatos. Mas e as montadoras japonesas que vinham comom excelência de gestão, a Honda acaba de sair da F1, a Toyota deve ser a próxima.
Talvez o crédito ilimitado e fácil tenha feito com que todos nós achássemos que o mundo ia de vento em popa. Que nada, era tudo empréstimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes Globais