sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Mais um fórum social aqui. Aposto com cada um de vocês que não servirá para nada


da Folha Online, em Brasília
O governo federal investiu R$ 77.591,887 para uma série de melhorias no Estado do Pará, governado pela petista Ana Júlia Carepa, em decorrência da realização do Fórum Social Mundial - que ocorrerá entre os dias 27 a 1º de fevereiro. Mas o ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral) negou que Ana Júlia tenha sido privilegiada no repasse de recursos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai) comparecerão ao fórum. Lula vai debater os mecanismos adotados pela América Latina para conter os impactos da crise financeira internacional.
Lula discutirá a crise financeira sem a presença de ministros da área econômica, como Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento) e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. No entanto, outros 13 ministros estarão presentes para discutir questões relativas a direitos sociais, humanos e ambientais.
Dulci afirmou que o fórum de Belém é o oitavo evento desta ordem realizado desde 2001O fórum foi criado como um contraponto ao Fórum de Davos --quando são debatidos os temas de economia internacional. O objetivo do evento social é discutir assuntos, que na avaliação dos organizadores, são esquecidos no fórum de Davos.
O ministro disse que o presidente Lula participou de todos os eventos realizados no país porque uma "afinidade natural" entre os temas debatidos no fórum e o que é defendido pelo governo federal. "O governo federal tem grande afinidade e interesse pela imensa maioria dos temas discutidos no fórum", afirmou Dulci.
Opinião
Estou cansado, desgastado e com a paciência zerada quando o assunto são esses fóruns politiqueiros, garanto a vocês que não servem para nada, apenas acordos bilaterais ou de bloco que são mera decorrência do que já vem sendo discutido pelos países e que poderiam (de fato) serem assinados por representantes dos governos via diplomática.
Mas não, Lula gosta, ama, se diverte em reunir-se com o eterno presidente da Venezuela e com o saco de pancada da Bolívia para discutir sei lá o quê. São reuniões que discutem absolutamente nada, que não criam nenhum fato relevante com exceção do compromisso de um novo fórum, em Cochabamba ou Sucre ou Yacuiba ou Montero ou Riberalta (na Bolívia) ou então em Araure, Cambimas, Carora, Petare, Táriba ou Yaritágua (na Venezuela). É, teremos um monte de opções e trabalhos diplomáticos pela frente para definir qual cidade do trio de ferro será eleita para o produtivo próximo fórum...R$ 77 milhões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes Globais