quinta-feira, 5 de março de 2009

Muito ingrato o senador Renan Calheiros

Em 2007, quando esteve com o mandato a perigo, um dos mais incansáveis defensores de sua absolvição foi a senadora Ideli Salvatti, então líder do PT e coordenadora da bancada governista no Senado.

Ideli foi de um desvelo comovente. Convenceu senadores recalcitrantes, moveu céus e terras, fez discursos, deu entrevistas. Tudo para salvar o mandato de seu colega Renan Calheiros. Incansável.

Foi muito ajudada pelo senador Aloísio Mercadante, justiça seja feita ao senador paulista. Também ele esforçou-se ao máximo para salvar o mandato de Renan Calheiros.

(Mercadante passou mais de mês se explicando depois. Por que trabalhou para salvar o mandato de Renan, em vez de pedir a cassação. Mas a memória do povo é curta...)

E o que fez o senador Renan Calheiros, agora que deu a volta por cima e está mandando uma barbaridade dentro do Senado?

Parafraseando aquele samba, "pagou com ingratidão a quem sempre lhe deu a mão".

Ideli Salvatti era o nome indicado pelo PT para a presidência da Comissão de Infraestrutura do Senado. Comissãozinha muito desimportante até o ano passado. Mas com as obras do PAC, com os vários projetos de infraestrutura que têm que ser aprovados pelo Congresso, a Comissão ganhou visibilidade -- e com ela, seu (ou sua) presidente. Daí o interesse do PT em ter Ideli no comando da Comissão. O controle da tramitação dos projetos é muito importante para o Planalto.

Mas... Exatamente porque a Comissão de Infraestrutura trata de grandes obras, lida com grandes empresas, muitos recursos e tem muita visibilidade, o novo líder do PMDB (sim, ele mesmo, o senador Renan Calheiros) interessou-se pela presidência.

E decidiu instalar ali seu mais antigo aliado, o senador alagoano Fernando Collor (PTB). Afinal, ambos vieram juntos de Alagoas para o Planalto Central, Collor como presidente da República e Renan como seu líder na Câmara. Só romperam no final de 1990, depois de Renan perder o governo de Alagoas queixando-se de que Collor não o apoiara.

Mas o tempo passa, e os dois refizeram a antiga aliança.

Pior para Ideli. Esforçou-se tanto para salvar o mandato de Renan Calheiros e recebeu em paga a mais completa traição.

A vida é dura.

De Lúcia Hipólito

Um comentário:

  1. Jarbas Vasconcelos tem razão. O que interessa são as alianças que promovam algum ganho financeiro para os políticos corruptos. Renan Calheiros e os demais companheiros não tem a mínima idéia do que seja integridade, moral e ética.

    Lula também não. Vale tudo para se manter no poder. Qualquer aiança para ajudar a eleger Dilma vale.

    Quantas vezes Lula traiu os companheiros de partido para salvar a proópria pele?

    E pior do que isto, traiu o povo ao não cumprir suas promessas eleitorais.

    ResponderExcluir

Visitantes Globais