quarta-feira, 18 de março de 2009

Operação faxina no Senado.(As moscas mudam mas a M. continuará a mesma)


Manobra para retirar o Senado da berlinda revelou ontem o tamanho da caixa-preta administrativa da Casa. Na véspera de anunciar uma ampla reforma administrativa, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), determinou que os diretores da Casa entregassem seus cargos. A ordem atingiu 146 diretores.

Na prática, isso significa o afastamento de servidores que ocupam posições de destaque na estrutura, como a secretária geral da Mesa, Cláudia Lira, e o diretor-geral, Alexandre Gazineo, que está interinamente na vaga de Agaciel Maia. A decisão foi tomada subitamente pelo senador que está sob clima de pressão e comunicada à tarde a outros integrantes da Mesa Diretora. Com a iniciativa, Sarney surpreendeu os colegas e recebeu elogios até mesmo de adversários.

– É uma medida positiva, que poderá melhorar a imagem do Senado. O presidente mostra não ter compromisso com o erro de ninguém – afirmou o senador petista Tião Viana (AC), que foi derrotado por Sarney na eleição de fevereiro para o comando da Casa.

– Nunca é tarde para buscar o bom caminho e adotar medidas corretas – ressaltou o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

O número de funcionários, incluindo até mesmo comissionados que não são do quadro efetivo da Casa e que ganham como diretor, deixou muitos senadores perplexos.

– É preciso cortar na carne. Essa quantidade enorme de diretores me cheira a uma aberração – emendou o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM).

Antes da reunião da Mesa Diretora, Sarney vai assinar hoje convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) que deve se responsabilizar pela elaboração do projeto de reforma administrativa. O excesso de cargos de diretores foi uma artimanha criada por Agaciel Maia como forma de aumentar salário para os protegidos dos senadores. O então diretor-geral mudou o status de todos os secretários e subsecretários que passaram a ser diretores com R$ 2 mil como gratificação, além do salário.
fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes Globais