quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fora Sarney é pouco. (De Clovis Rossi)

Admiro Clovis Rossi, colunista da Folha, textos extremamente inteligentes e com propriedade, este, que divido com meus amigos, é uma verdade profunda e que nos preocupa muito. Boa leitura.

Atos secretos, funcionários secretos, secretamente contratados e demitidos e, agora, uma conta secreta, como se houvesse um Senado do "b" funcionando ali no Planalto Central.
Anteontem, enquanto escrevia um texto sobre os escândalos envolvendo o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, trombei com um comentário de Edmondo Berselli, do jornal "La Repubblica", que falava em "prostituição do regime".
Pensei: bom, no Brasil ainda não chegamos a tanto. Mas, no caso do Senado, talvez já seja a hora de repensar. O descontrole foi longe demais. Ou melhor, o que já se sabe sobre a Casa foi longe demais, mas, pelo andar da carruagem, ainda pode-se chegar bem mais longe.
E, convenhamos, o movimento "fora Sarney", que se esboça no próprio Senado e, com muito mais força, em setores da opinião pública, não é a solução. A rigor, se Sarney deixar a presidência, pode até saciar a sede de sangue de parte do público, mas acabará sendo apenas o bode que se tira da sala.
O problema do Senado vai muito, muito, muito além de Sarney. Envolve todas as Mesas Diretoras dos últimos muitos anos e, ao menos indiretamente, envolve todos os senadores que as elegeram -o que significa que devem sobrar dois ou três, se tanto, não maculados, seja por ação, seja por omissão.
A única maneira de enfrentar o escândalo é chamar a Polícia Federal e o Ministério Público para fazer uma varredura completa nesse aparelho clandestino que apenas por inércia chamamos de Senado. Ah, é bom lembrar, como fez ontem Fernando Rodrigues, que a Câmara não é muito melhor, não.
Não me venham, por favor, com violação da Constituição, respeito a um outro poder etc. O Senado caiu na clandestinidade. Clandestinos, ainda mais quando fazem trambiques com dinheiro público, são alvo da polícia necessariamente.
Da coluna de Clóvis Rossi na FSP de 25/06/09

3 comentários:

  1. Quantos mais da árvore genealógica de Sarney e agregados teremos que pagar???E Lula ainda diz que Sarney tem história e não pode ser tratado como pessoa comum.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Desejo Deus abençoe sua semana! Jesus vai voltar muito em breve! Ler a Bíblia Sagrada! Jesus Cristo é o Único Mediador entre nós, humanos, e Deus! Peça Jesus para entrar em seu coração, arrependam de seus pecados e experimentar a verdadeira paz em sua vida! A paz que não pode ter um! Só Jesus salva a alma! Jesus te ama!
    Visite meu blog http://blogdosultimos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Conheça http://genizah-virtual.blogspot.com

    ResponderExcluir

Visitantes Globais