segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Blockbuster pode ir à falência.


O fim da Blockbuster está próximo? De acordo com o jornal norte-americano "Los Angeles Times", sim. O diário publicou uma reportagem na semana passada em que afirma que a cadeia que dominou o segmento de videolocadoras nos Estados Unidos por mais de uma década deverá decretar falência em setembro.

Segundo fontes ouvidas pelo jornal, executivos da companhia e acionistas reuniram-se há duas semanas com os seis grandes estúdios de cinema para discutir uma reestruturação da empresa ou a intenção de anunciar a falência em meados do próximo mês.
A Blockbuster soma um prejuízo de US$ 1,1 bilhão desde o início de 2008, que dificilmente consegue ser paga devido aos juros pagos pelos US$ 920 milhões em dívidas. “No início deste mês a empresa anunciou que a maioria dos titulares de sua dívida tinha concordado com uma tolerância de juros até 30 de setembro, durante o qual seria feita uma tentativa de recapitalização”, afirma a reportagem.
Com o acordo feito com grandes estúdios, a Blockbuster conseguiria evitar o fechamento ou repasse de 500 das 3.425 lojas que tem nos Estados Unidos e garantiria o reabastecimento de suas unidades com lançamentos de DVDs.
De acordo com o LA Times, há duas semanas, Kim Keyes, chefe-executivo da companhia, chegou Los Angeles para realizar reuniões individuais com executivos dos estúdios 20th Century Fox, Paramount Pictures, Sony Pictures, Universal Pictures, Walt Disney Studios e Warner Bros. Keyes teria sido acompanhado por uma equipe de consultores contratados para auxiliar na reestruturação.
Entretanto, o mais provável seria o anúncio de falência, que duraria até cinco meses. Um dos principais objetivos seria, com o pedido, escapar de concessões onerosas de suas lojas com pior desempenho, que podem chegar a 800.
No ano passado, a Blockbuster fechou 1000 lojas – reflexo do declínio de consumidores interessados em alugar DVDs em lojas num momento em que é mais cômodo a eles locar em quiosques espalhados por supermercados ou via internet. A promessa da cadeia, aliás, é investir em vending machines se por acaso sair com sucesso do processo de falência.
A empresa, aliás, tem 6 mil quiosques do tipo em que o aluguel de um vídeo sai por US$ 1. A Blockbuster também quer reforçar sua presença digital com o download de vídeos em computadores, TVs e celulares.
Fonte: multiretail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes Globais