sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Justiça Nega Habeas Corpus à família do prefeito de Limeira

A Justiça negou na tarde desta sexta-feira o pedido de Habeas Corpus impetrado pelos advogados da primeira dama de Limeira, Constância Félix, e dos seus dois filhos, Maurício e e Murilo, com o prefeito Sílvio Felix (PDT). 


Os três foram presos durante a megaoperação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A ação ocorreu na madrugada de quinta-feira (24). 


Ao todo, 12 pessoas foram presas na cidade, incluindo integrantes do primeiro escalão do governo, por suspeita de integrarem um esquema de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, sonegação fiscal, furto qualificado e falsidade ideológica. 


A Promotoria estima que a quadrilha chegou a lavar cerca de R$ 20 milhões. Segundo o promotor Enzo Boncompagni, o valor total de dinheiro que teria sido lavado ainda é estimado. 'Fizemos um levantamento prévio de valores de mercado de terrenos, casas e flats de propriedade deste grupo. Mas o total ainda pode ser ainda maior' , disse. Ao menos cinco empresas em nome de laranjas também teriam sido utilizadas pelo grupo para a lavagem de dinheiro. 


Prisões 


No total, 12 pessoas foram detidas. Além a da primeira-dama e de seus dois filhos, o assessor político da Prefeitura, Carlos Henrique Pinheiro, as irmãs da primeira-dama,Verônica Dutra Amador e Lucimar Berberti Dutra, o contador do prefeito, Daniel Henrique Gomes da Silva, o empresário Carlos Roberto de Sousa Garcia, e uma mulher suspeita de ser laranja no esquema investigado, Lucélia Baliani. Os empresários Isaias Ribeiro, Davi Dutra Berbert Maria Alves de Sousa e David Dutra Berbert também foram presos. 


Durante a operação a polícia apreendeu documentos, joias e computadores na casa dos acusados. Também foram encontradas obras de arte que teriam sido furtadas de um museu na cidade. Todo o material passará agora por perícia e análise da Promotoria. O promotores que investigam o caso chegaram a ouvir ontem três acusados. Os nomes no entanto, não foram revelados. A informação é de que um dos presos confessou e deu detalhes do esquema. 


As quatro mulheres, incluindo a primeira-dama, foram transferidas para a Casa de Custódia da cidade e os oito homens, encaminhados para a carceragem da Delegacia Seccional. A prisão é temporária de cinco dias e há possibilidade de ser renovada se os promotores acharem necessário. Além das prisões foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em residências e empresas dos acusados. Os advogados dos presos devem entrar hoje com o pedido de revogação das prisões. 


Cargo 


A primeira-dama de Limeira também ocupava um cargo em comissão na Assembleia Legislativo. Constância era chefe de gabinete da 4ª vice-presidência da Casa, no gabinete do deputado estadual Rafael Silva (PDT) de Ribeirão Preto. O deputado exonerou a primeira-dama ontem após a tomar conhecimento da notícia de sua prisão. O cargo de Constância na Assembleia Legislativa seria resultado de um acordo do partido. 




Esclarecimentos 


O prefeito de Limeira, Silvio Félix (PDT) afirmou que não existe irregularidades nas empresas e nos imóveis de propriedade da família. 'Todos os meus parentes tem renda que sustentam a compra desses imóveis, mas estamos a disposição para qualquer esclarecimento', disse. Félix não pode ser investigado pela Promotoria pois possui foro privilegiado. O pedetista também considerou 'desnecessárias' as prisões dos membros de sua família. 'Não era necessária a prisão destas pessoas. São pessoas que têm residência fixa, trabalho e estão prontas para dar os esclarecimentos que a Justiça quiser', lamentou o prefeito. Apesar da sua mulher ter sido presa, o chefe do Executivo de Limeira disse que a cidade não vai parar em função do ocorrido. 'Não vou culpar a Imprensa, o Ministério Público, a política. Neste momento me coloco à disposição para esclarecer qualquer informação necessária ao MP, à Câmara. A cidade é maior que eu e não posso deixar que problemas particulares abalem o nosso trabalho', disse Silvio.
Fonte RAC

Um comentário:

  1. Publique esta:

    http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=346300

    ResponderExcluir

Visitantes Globais