segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A marola está nos arrebentando



Fonte: Folha de S.Paulo
A piora na crise econômica levou o Brasil a registrar em dezembro do ano passado o pior resultado para o emprego com carteira assinada em dez anos.
Segundo dados do Ministério do Trabalho, foram fechados 654.946 postos de trabalho no mês passado, o pior resultado desde 1999, início da série histórica do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Durante o ano de 2008, foram criadas 1,452 milhão de vagas. O número se refere à diferença entre as contratações e demissões realizadas no período.
O governo esperava que fossem abertos 2,1 milhões de novos postos de trabalho no ano passado, mas as demissões de novembro e dezembro vieram acima da média e prejudicaram o resultado do ano.
Na última quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que o levantamento oficial constataria uma média acima do comum de cerca de 600 mil dispensas em dezembro em todo o país. O número ultrapassa a média de 300 mil a 400 mil na série histórica do mês.
Opinião
O Governo alardeia que faz liberação de recursos, reduçào de IPI, aumento do crédito nos bancos oficiais, o investimento no PAC...
Não é isso que o Brasil precisa e o governo sabe disso.

Diminuição nas taxas de juros - É incompreesível como o Brasil anda para trás nesse assunto, o Brasil e os seus especialistas do Banco Central ainda temem a volta da inflação, coisa impossível ainda mais com o cenário atual, ninguém quer aumentar os preços o que o empresário quer, seja indústria, comércio ou serviços é vender. Não entendo mesmo.
Gastança do governo - Acreditem: Não tenham esperança em esperar que o governo tenha o bom senso de diminuir a gastança, sinceramente acredito que muitas das mazelas que temos na saúde e educaçào seriam resolvidas apenas com a diminuição dos gastos abusivos e sem critério deste e dos futuros governos.
São dois pontos que se tivessem dentro dos objetivos reais dos nossos governantes que podem fazer a diferença entre uma séria crise e uma crise terrível, sim, porquê teremos que passar por ela e não será fácil.
É incrível como em quem votamos (culpa toda nossa, claro) sempre optam pelo pior caminho.

Um comentário:

  1. Ola visitei seu blog e achei um barato e gostaria de convidar para acessar o meu também, conferir a postagem desta semana: Era – Obama / Retro – Bush.
    Sua visita será um grande prazer para nós.
    Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
    Atenciosamente,
    Sebastião Santos.

    ResponderExcluir

Visitantes Globais