quinta-feira, 12 de novembro de 2009

British Airways e Ibéria. Agora uma só.



As companhias aéreas British Airways e Iberia assinaram nesta quinta-feira um acordo de fusão "entre iguais", segundo o qual os acionistas da empresa britânica ficarão com 55% da nova companhia, e os da empresa espanhola, com 45%.
A nova empresa, chamada de TopCo no comunicado comum emitido pelas duas empresas, será dirigida pelo atual presidente da British Airways, Willie Walsh.

A nova companhia terá uma frota de 149 aviões indo para 205 destinos diferentes. Em 2008, as duas companhias tiveram um número total de passageiros de 62 milhões. Juntos, seus faturamentos totalizaram cerca de 15 bilhões de euros nos últimos anos.
A TopCo será cotada na Bolsa de Londres, e terá possivelmente uma segunda cotação em Madri. Ela será espanhola, mas a sede ficará em Londres.
A fusão será finalizada no fim de 2010, e as duas empresas manterão seus nomes respectivos e suas operações atuais, segundo o comunicado.
Iberia e British Airways estavam negociando a fusão desde 2008. A British Airways fracassara em comprar a Iberia em 2007. A Iberia possui 9% da British Airways, que por sua vez possui 13% da companhia aérea espanhola.

fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes Globais